Podemos dizer que a saúde mental contempla, entre tantos fatores, a nossa capacidade de sensação de bem-estar e harmonia, a nossa habilidade em manejar de forma positiva as adversidades e conflitos, o reconhecimento e respeito dos nossos limites e deficiências, nossa satisfação em viver, compartilhar e se relacionar com os outros algo muito maior e anterior ao início dos transtornos mentais.
A OMS define saúde mental como “um estado de bem-estar no qual um indivíduo percebe suas próprias habilidades, lida com os estresses cotidianos, trabalha produtivamente e é capaz de contribuir para sua comunidade”.
De acordo com estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-americana da Saúde (OPAS), o Brasil é o país mais ansioso do mundo (9,3%). A saúde mental representa mais de 1/3 da incapacidade total no mundo, com transtornos depressivos e ansiosos como maiores causas.
15% das pessoas possuem algum transtorno mental
301 milhões pessoas vivem com ansiedade
280 milhões pessoas em depressão
A ansiedade é uma reação natural do nosso corpo, um medo subjetivo que pode estar ligado a uma preocupação. A ansiedade em excesso pode se tornar prejudicial e até patológica, com consequências mentais e físicas.
O estresse é a reação fisiológica bioquímica que ocorre em nosso corpo, diante de estímulos que representam circunstâncias ameaçadoras, como forma de reação de luta ou fuga. Saber lidar com o estresse com Resiliência pode ser um grande aliado na sua vida pessoal e profissional.
Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional, é reconhecida como doença ocupacional, que consiste em sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade.
Em um mundo com mudanças cada vez mais rápidas, o desafio de promover e cuidar da saúde mental no ambiente de trabalho, é cada vez maior. É necessário trabalhar na identificação de fatores de riscos e fatores protetivos, presentes de forma preventiva e promovendo a saúde de todos. Conseqüentemente, os índices de absenteísmo, presenteísmo e afastamento diminuem.
Com metodologia de rastreamento, prevenção e promoção da saúde, saúde Mental e Emocional, desenvolvemos soluções para apoiar no Desenvolvimento Humano
O programa de segurança psicológica tem o desafio de trabalhar a saúde mental no ambiente corporativo, com objetivo de promover um ambiente de trabalho seguro psicologicamente, uma cultura que promova saúde, bem-estar e produtividade que possam facilitar o desenvolvimento do potencial humano.
Mapeamento para identificação de fatores impactantes na saúde mental e emocional das Pessoas.
Diagnóstico através de aplicação de instrumentos com validade científica para avaliação de aspectos como saúde mental, valores e mentalidade organizacional.
Desenvolver plano estratégico de gestão da cultura organizacional baseado nos valores para promoção do engajamento, saúde e bem-estar psicológico.
Sensibilizar e capacitar lideranças e equipes, sobre o bem-estar físico, mental e social, com objetivo de promover a saúde mental e apoiar na identificação de fatores de risco e fatores protetivos junto as suas equipes.
Este programa tem como objetivo promover a saúde, o equilíbrio, o desenvolvimento e o bem-estar profissional e pessoal, com ênfase na prevenção e promoção da Saúde Integral no ambiente de trabalho.
É um serviço especializado em elaboração, implementação e execução de Programas de Saúde Mental e Emocional com ações criativas e interligadas que aumentam a qualidade de vida no trabalho atendendo as necessidades da empresa.
Na nossa metodologia consideramos os 5 pilares de Qualidade de Vida: Alimentação saudável, Relações sociais, Saúde mental e emocional, Atividades físicas e Qualidade de sono, atrelados aos fatores organizacionais, que irá contribuir para Prevenção, Promoção e Intervenção.