As mudanças no mundo do trabalho oriundas da globalização, do crescimento econômico e das inovações tecnológicas aumentam a pressão no ambiente de trabalhado, que repercute na saúde e segurança no trabalho.
Diante desse cenário, as repercussões psíquicas do trabalho tomam lugar de estudo, pois entende-se que o contexto de trabalho atual, onde as mudanças incessantes e a exigência de adequação e inovação podem gerar agravos na saúde do trabalhador.
Portanto, se introduz um novo campo de pesquisa, a Psicologia Ocupacional, em que as condições de trabalho interagem uma com as outras e podem interagir também com os fatores psicossociais. Sua origem está estreitamente associada ao surgimento dos novos riscos à saúde do trabalhador, necessitando considerar o contexto externo, como:
- Aspectos econômicos, políticos e demográficos.
- Aspectos organizacionais: gestão, políticas, métodos de produção, clima, cultura e atividades.
- Aspectos individuais: personalidade, motivação, características sociodemográficas e interação trabalho-família.
O objetivo destes estudos tem se concentrado no desenvolvimento de estratégias e ferramentas de ajuda para o entendimento e a diminuição dos efeitos da organização de trabalho e dos fatores psicossociais no adoecimento e na incapacitação. Para isso, deve-se reconhecer que os transtornos psicológicos relacionados ao trabalho, também estão ligados à saúde ocupacional e representam alto custo humano e econômico.
Neste sentido, surge a campanha de Abril Verde, um marco para a promoção da saúde no trabalho. Uma importante iniciativa que visa promover a conscientização sobre a segurança e saúde do trabalhador, que tem como objetivo principal criar ambientes laborarias mais seguros e saudáveis e consequentemente, reduzir os índices de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.
Além da segurança física do trabalhador, é necessário também a conscientização da segurança psicológica no trabalho, isso significa criar condições que permitam aos trabalhadores se sentirem seguros para expressar suas opiniões, assumir riscos e cometer erros sem medo de retaliação ou julgamento. Um ambiente psicologicamente seguro promove o respeito mútuo, a empatia e a abertura à diversidade.
![](http://evolverrh.com.br/wp-content/uploads/2024/04/Se-cuide-sem-saude-sem-trabalho-abril-verde-post-para-Instagram-1-3-1024x1024.png)