O psicólogo, em sua atuação profissional, exerce funções em diversas áreas, como educação, saúde, lazer, trabalho, segurança, justiça, sempre com o objetivo de promover o respeito à dignidade e à integridade do ser humano.
Sua contribuição à sociedade vai além do atendimento psicoterápico, ele contribui para a construção do conhecimento científico. Através da observação e análise do comportamento, ele investiga processos como desenvolvimento, inteligência, aprendizagem e personalidade. Ao analisar a complexa interação entre fatores hereditários, ambientais e psicosociais, o psicólogo aprofunda sua compreensão da dinâmica intrapsíquica e das relações interpessoais dos indivíduos.
Nessa perspectiva, surge a Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT) que aborda dois aspectos psicossociais principais: as organizações, entendidas como ferramentas sociais que formam coletivos humanos, e o trabalho, visto como uma atividade essencial do ser humano, que reproduz tanto sua existência quanto a da sociedade. Nesse contexto, as estruturas organizacionais influenciam a vida dos indivíduos e o funcionamento das sociedades, assim como o trabalho, que é considerado um elemento estruturante do indivíduo, capaz de transformar não apenas a matéria, mas também a vida psíquica, social, cultural, política e econômica.
![](http://evolverrh.com.br/wp-content/uploads/2024/08/Imagem2.png)
O psicólogo organizacional e do trabalho atua explorando, analisando e compreendendo como as diversas dimensões da vida das pessoas, grupos e organizações interagem em um mundo cada vez mais complexo. A partir dessa compreensão, ele desenvolve estratégias e procedimentos que promovem, preservam e restabelecem a qualidade de vida e o bem-estar dos indivíduos, sem comprometer a produtividade das organizações, que é essencial para seu funcionamento.
#psicologiaorganizacional #psicologiadotrabalho #psicólogodotrabalho #recursoshumanos #consultoriarh #evolverrh